Manter uma boa alimentação é um dos segredos para uma vida mais saudável e equilibrada. De facto, é através dos alimentos que ingerimos que garantimos que o nosso organismo recebe os nutrientes necessários para o seu bem-estar e equilíbrio.
A nutrição assume, nos dias de hoje, um papel mais importante que nunca. Diversos estudos realizados, relatam que 4 das 10 causas de morte mais comuns são doenças cardíacas, cancro, diabetes e acidentes vasculares cerebrais, e que estão diretamente relacionadas com aquilo que comemos.
Contudo, e apesar de essencial, uma alimentação equilibrada, não é, por si só, sinónimo de “estilo vida saudável”. Assim, deve procurar, também, adotar hábitos que favoreçam o seu bem-estar físico e psicológico. Praticar exercício físico regularmente, não fumar, evitar o uso excessivo de bebidas alcoólicas, aprender a controlar o stress e evitar expor-se a ambientes que podem ser danosos para a sua saúde, são alguns dos fatores que contribuem para uma vida mais longa e saudável.
Depois de tudo o que já lhe dissemos sobre a importância de uma boa alimentação, poderá estar a interrogar-se “E os fatores genéticos, não influenciam a nossa saúde e bem-estar?!”. A resposta é: Claro que sim! Sem dúvida que os genes são fundamentais para determinar qual a probabilidade de desenvolver uma determinada doença, contudo, não deve subestimar o papel da alimentação na reversão e prevenção de algumas dessas doenças. Por exemplo, a osteoporose pode ser prevenida se fizer uma alimentação rica em cálcio, conjugada com a prática de exercício. Outro exemplo é a diabetes: pode ter maior predisposição genética para a doença, mas se fizer uma dieta equilibrada, mantiver um peso adequado e praticar exercício está a reduzir a probabilidade de vir a desenvolver esse problema no futuro.
Em suma, uma boa nutrição assenta em três pilares fundamentais: equilíbrio, variedade e moderação.
Agende connosco o seu diagnóstico gratuito. Comece já a investir em si!
📞912 983 075
Leave a Reply