fbpx

Massagens e os seus Benefícios

Massagens e os seus Benefícios

A massagem é uma técnica milenar muito utilizada no tratamento de vários problemas físicos e psicológicos que afetam diretamente a saúde.

Desde as mais tradicionais e de relaxamento às mais terapêuticas são, sem dúvida, diversos os tipos de massagem que podemos encontrar. Cada uma apresenta técnicas e objetivos diferentes e, quando procura este tipo de tratamentos, pode sentir melhorias logo após a primeira sessão.

Seja porque se quer mimar ou por uma questão de saúde, são inúmeras as razões para procurar este tipo de tratamento: desde logo porque as massagens têm múltiplas aplicações e são um excelente coadjuvante no tratamento de problemas físicos e mentais, mas, também, porque proporcionam uma sensação de bem-estar, melhoram a aparência e aumentam a autoestima.

Para além dos estéticos, as massagens apresentam diversos benefícios para a saúde e melhoram a qualidade de vida. De facto, através de vários mecanismos fisiológicos, este tratamento favorece a produção de hormonas que auxiliam no alívio da tensão muscular, do stress, da ansiedade, aceleram o processo de recuperação no pós-operatório, diminuem a tensão arterial e, ainda, contribuem para o aumento da qualidade do sono.

No ARTE – Estética & Bem Estar pode encontrar diversos tipos de massagem que vão dar resposta às suas necessidades:

Massagem de relaxamento
É uma técnica aplicada com movimentos suaves, contínuos e ritmados, utilizando apenas as mãos e os óleos vegetais, que facilitam a execução da massagem. O objetivo é soltar a musculatura do corpo e estimular a produção de hormonas que contribuem para o relaxamento.
Indicada para combater ansiedade, depressão, insónia, dores musculares, entre outros.

Drenagem linfática
Ajuda na eliminação das toxinas do corpo e na remoção de resíduos tóxicos depositados nos músculos, diminuindo o inchaço.

Massagem desportiva
Consiste numa série de movimentos profundos que têm como objetivo a reconstrução das fibras musculares, a prevenção de lesões e a regeneração física do corpo.
A intensidade varia entre o ritmo forte e intenso, a uma massagem mais lenta e precisa, conforme o objetivo em questão. No caso de uma recuperação de uma competição, as duas técnicas são aplicadas com finalidades distintas.
A fadiga muscular depois da prática desportiva é comum e tem consequências que vão desde a dor a processos inflamatórios, espasmos musculares, contraturas, fadiga e até mesmo lesões.
A massagem promete melhorar a circulação sanguínea e o consequente transporte de oxigénio para os músculos, diminuindo a fadiga e cansaço extremo. Ao combinar o repouso com uma massagem desportiva, irá reduzir o tempo necessário de descanso entre treinos.

Abhyanga
Desenvolvida pela medicina Ayurvédica, consiste em manipulações lentas e precisas, com aplicação de óleos vegetais/medicinais e contribui para o equilíbrio físico e energético. Tem como principais benefícios a nutrição e revitalização da pele e articulações, possibilita a melhoria da circulação diretamente, reforça o sistema imunitário, melhora o poder digestivo e promove a vitalidade e rejuvenescimento.
Ideal para stress, insónias e ansiedade, é, também, aconselhada para a dor muscular, costas, cabeça, entre outras.

Udvartana
Udvartana significa fazer movimentos circulares em direção ascendente – da raiz ud (ascendente) e vartana (mover em círculos) – e está descrita nos tratados ayurvédicos como uma esfoliação com preparações medicinais que deve ser realizada na direção oposta ao crescimento piloso. O processo de esfoliação é precedido pela aplicação generalizada de óleo de sésamo. Considerada obrigatória em processos detox, esta terapia é também indicada em casos de diabetes, hipotiroidismo, hipercolesterolemia, hipertrigliceridemia, letargia e sono excessivo.

Esta esfoliação apresenta inúmeros benefícios:

  • Diminui kapha e vata agravados;
  • Reduz aparência da celulite;
  • Promove a circulação sanguínea e linfática;
  • Rejuvenesce a pele.

Thai
Trata-se de uma terapia curativa tailandesa que utiliza a massagem como forma de equilíbrio corporal. Feita em marquesa ou chão (futon), o terapeuta pode usar os seus pés, joelhos, polegares, palmas e cotovelo para fazer a massagem; o cliente deve esperar uma massagem energética, com movimentos acompanhados de pressão, compressão e alongamento. Dispensa a utilização de óleos, é realizada sobre a roupa do paciente e requer coordenação entre terapeuta e paciente.
Benefícios: Proporciona um aumento da flexibilidade dos músculos e articulações e consequentes alívio de tensões e confere sensações de “leveza e vigor” que permanecem durante dias.

Embora não seja necessária uma opinião médica, antes de começar a realizar este tipo de tratamentos, é importante que procure aconselhamento com um profissional da área de forma a perceber qual o tipo de tratamento mais adequado à sua situação.

 Agende connosco o seu diagnóstico gratuito. Comece já a investir em si!
📞912 983 075

ESTETICA #BEMESTAR #BELEZA #BEAUTY #SAUDE #DAILYROUTINE #ARTESTETICA #ESMORIZ

Leave a Reply

Your email address will not be published.