O processo de envelhecimento da pele é natural e progressivo. De facto, com o aumento da idade é natural que os tecidos celulares se tornem menos densos, que a renovação celular seja mais lenta e que a função “barreira” que a pele apresenta tenda a diminuir.
As causas que contribuem para o envelhecimento cutâneo podem ser divididas em dois grandes grupos e o processo ocorre de duas formas: intrínseca e extrinsecamente.
Na forma intrínseca o envelhecimento ocorre de forma natural e progressiva e deve-se a aspetos inerentes a cada individuo e sobre os quais não tem controlo, como por exemplo fatores genéticos, hormonais e metabólicos. Já a nível extrínseco, podemos afirmar que o envelhecimento cutâneo é influenciado por fatores externos ao indivíduo, como má alimentação, stresse, tabagismo, fatores ambientais, radiação solar, entre outros.
Os fatores extrínsecos são os únicos que o individuo consegue controlar, por isso, é aqui que cada um pode adotar um conjunto de comportamentos que retardem o aparecimento dos sinais de envelhecimento. A verdade é que este é um processo inevitável, contudo, está nas suas mãos fazer com que aquelas rugas e linhas de expressão teimosas tardem a aparecer! Quer saber como? De certeza que sim!
Para retardar o envelhecimento cutâneo há um conjunto de fatores aos quais deve estar atento:
• Usar protetor solar: desvalorizado por muitos, o uso do protetor solar é fundamental para retardar o envelhecimento da pele. Saiba tudo sobre a importância da proteção solar no nosso artigo.
• Manter uma alimentação saudável;
• Praticar atividade física;
• Evitar álcool e tabaco;
• Não dormir com maquilhagem;
• Utilizar os produtos adequados ao seu rosto;
• Realizar procedimentos estéticos;
Vamos prevenir o envelhecimento? Agende connosco o seu diagnóstico gratuito por videochamada. Comece já a investir em si!
📞912 983 075
Leave a Reply